Nossa História



Fundada no dia 23 de fevereiro de 1988, a Liko Química inicia suas atividades com uma linha básica de produtos tais como cremes, tintas a base d’água e ceras para couro. Com apenas dois funcionários na frente de trabalho, os sócios fundadores conseguiram se estabelecer e organizar os primeiros pedidos em um modesto galpão localizado na rua Vereador Carlos Emílio Kolling, Bairro São Jorge, em Novo Hamburgo (RS).

Além dos produtos de fabricação própria, a Liko ainda contava com a distribuição dos produtos Kemi, empresa italiana com grande knowhow em desmoldantes, que apostou no empenho e na força de trabalho da família Schmidt.

A Liko ficou neste endereço durante cinco anos, mas o volume de trabalho, o número de clientes e a diversificação dos produtos exigiam instalações maiores. No dia 1º de maio de 1996 iniciaram-se as atividades na então recém adquirida sede da Rua Dom Pedro II, Bairro Canudos, na mesma cidade, endereço onde até hoje permanece operando a matriz. A nova estrutura industrial permitiu à Liko consolidar sua liderança no mercado, conquistar uma seleta carteira de clientes e firmar a credibilidade de seus produtos, que se tornaram conhecidos pela sua confiabilidade. Graças a esta confiabilidade, a Liko estabeleceu alianças muito fortes com seus clientes, contando também com a colaboração de fornecedores qualificados e principalmente com os profissionais da Empresa. Esta rede de relacionamentos desencadeou mais experiência de trabalho, avanço tecnológico e crescimento estrutural.

Seguindo uma tendência econômica que anunciava uma grande migração das empresas do pólo calçadista gaúcho, a Liko Química foi também pioneira no seu ramo de atividade no Nordeste do Brasil, inaugurando sua unidade em Maranguape (CE), no dia 01 de julho de 1997. Esta nova expansão não só agilizou e ampliou a gama de produtos e serviços já oferecidos pela matriz, mas também promoveu um crescimento rápido da empresa, aumentando consideravelmente o número de funcionários e a estrutura física.

Visando abrir novos mercados e expandir negócios, em 1998 a Liko começou a investir no mercado metal-mecânico, inaugurando uma nova estrutura dentro da própria empresa, que começou com a modesta produção de tintas para o segmento metal-mecânico, manutenção industrial e indústria geral. Hoje a divisão Metal-Mecânica encontra-se experiente e atuando em um mercado que antes pertencia a um seleto grupo de empresas multinacionais.

Em agosto de 2005 torna-se necessário inaugurar a segunda unidade no Nordeste, desta vez em Juazeiro do Norte (CE). No ano de 2006 ainda viria a inauguração de mais uma unidade: a de Vitória da Conquista (BA).

Através das incertezas do mercado, superando dificuldades econômicas e aceitando desafios, a Liko cresceu como empresa competitiva sem perder de vista o seu principal produto: "confiabilidade". Altamente comprometida com seus clientes, fortemente apoiada por seus fornecedores e solidamente firmada na competência dos seus profissionais, a Liko estabeleceu e quer continuar a manter relações éticas, duradouras e responsáveis com todas as partes envolvidas.

Em 2010 a Liko Química inova sua identidade visual e agora é Liko Tintas Industriais.